logo-ibpm01
home-Instituto-IBPM-logo-fundoescuro-05

Os  melhores conteúdos e dicas  para conseguir
seguir a carreira do seu SONHO.

Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

TUDO SOBRE SER BOMBEIRO

20/05/2019

Ser bombeiro é ultrapassar limites, enfrentar desafios, não temer e arriscar a própria vida.

Ter a bravura de agir rapidamente em situações de alto risco para salvar o próximo faz da profissão de bombeiro umas das mais honradas.

Ser bombeiro é receber um treinamento altamente focado para que os profissionais possam atuar em situações de incêndios, no resgate de pessoas e animais, ou qualquer outro tipo de situação onde seja necessário o salvar seres humanos.

Missões perigosas e emergenciais, médica e pré-hospitalar, enchentes, deslizamentos de terra, acidentes de carro, afogamentos… Assim é a rotina desses verdadeiros heróis da sociedade. Apesar do preparo que recebem, nem sempre deve ser fácil para o bombeiro entrar em prédios em meio ao fogo em busca de pessoas, crianças e animais vivendo um dos piores momentos de sua vida.

Por outro lado, cada profissional sabe do orgulho em fazer parte de uma entidade de proteção social tão essencial.

MUITA CORAGEM E AVENTURA

Para ser um bombeiro é preciso muita força, agilidade, coragem, mas principalmente muita dedicação pela profissão. Isso porque, ser bombeiro, é algo que acaba se exigindo muito não somente da vida profissional, mas também a pessoal devido à carga emocional diária desses heróis.

A profissão tem diversos aspectos delicados, onde as pessoas estão em situações de risco, desesperadas e sem saber como agir. É nesse momento que entra o papel do bombeiro, sempre bem treinado para agir dentro dessa profissão militar de grande respeito.

Os bombeiros são sempre cobrados pela disciplina para que tudo possa caminhar bem em sua rotina.

O QUE É NECESSÁRIO PARA SER UM BOMBEIRO?

Aqui no Brasil existem dois tipos de corpo de bombeiro, o civil e o militar. Quem deseja ser um bombeiro civil deve realizar o curso de formação de bombeiros, cujas funções são as mesmas, atuar na prevenção e combate a incêndios, salva vidas, entre outros.

Já o bombeiro militar passa por um treinamento mais específico, devido aos padrões militares, sempre com grande nível de exigência e dedicação. A verdade é que ser bombeiro é também estar preparado para fazer um pouco de tudo.

Como se trata de uma profissão militar ligada ao estado, cada corpo de bombeiro costuma ter determinas regras e exigências específicas para fazer parte da corporação.

Porém, para ser bombeiro é necessário basicamente ser brasileiro, maior de 18 anos, ter cursado o ensino médio e estar em dia com as obrigações eleitorais e militares. O corpo de bombeiros aceita homens e mulheres, sendo que em alguns estados, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, é necessário realizar o vestibular para poder conseguir uma vaga na graduação para bombeiro.

QUATRO ÁREAS BÁSICAS DE ATUAÇÃO

  • Combate a incêndios
  • Primeiros-socorros
  • Salvamento terrestre
  • Salvamento aquático

Geralmente, grande parte das ocorrências que um bombeiro precisa atender é em relação aos acidentes de trânsito. Porém, como vimos, trata-se de uma profissão onde cada dia é um desafio, e cabe ao profissional estar preparado para os mais diferentes tipos de missão.

PREPARO PSICOLÓGICO

Muitos bombeiros relatam que uma das situações mais complicadas é atuar no resgate de crianças, seja durante incêndios ou acidentes de trânsito.

Ver uma criança nesse tipo de situação muitas vezes causa um sentimento de tristeza muito forte, por isso, ser bombeiro é também estar sempre com o preparo psicológico em ordem, cuidando da mente para manter o autocontrole e saber agir racionalmente durante as missões.

Se você deseja ser bombeiro, procure pensar primeiramente na infinidade de coisas boas que poderá desfrutar durante o seu exercício, pois de fato não existe nada mais gratificante do que pode salvar e ajudar o próximo.

Ser bombeiro é trabalhar em união, com a certeza de ter companheiros e amigos sempre ao redor!

 

Quer se tornar um membro do Corpo de Bombeiros no Brasil?

A IBPM ajuda você! www.institutoibpm.com.br

 

 

 

Fonte:  https://bit.ly/2JqjUDC


Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Estamos nas redes Sociais

:: Copyright © 2018 Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas Militares :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil