logo-ibpm01
home-Instituto-IBPM-logo-fundoescuro-05

Os  melhores conteúdos e dicas  para conseguir
seguir a carreira do seu SONHO.

Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

O que o Exército nos ensina sobre a liderança nos diferentes níveis

19/08/2019

Um questionamento bastante frequente quando se está tratando do assunto Liderança é se ela ocorre do mesmo modo, em todos os níveis. Um jovem tenente, comandante de um pelotão formado por cerca de trinta homens, lidera da mesma forma que um general, que comanda alguns milhares?

A resposta não é tão simples como pode parecer. Para tentar esclarecer o assunto, precisamos tratar dos conceitos de Liderança Direta e Liderança Indireta. A primeira é aquela exercida pelos comandantes diretamente sobre seus subordinados. É a liderança do “olho no olho”, em que o líder estabelece vínculos diretos com seus liderados. É nela que o exemplo se manifesta de modo mais intenso. A última é aquela exercida pelos comandantes de nível mais elevado, por intermédio de seus líderes subordinados, sem o contato direto, utilizando-se de uma cadeia de comando.

Assim, parece claro que, enquanto os líderes nos primeiros níveis de uma cadeia de comando, como os tenentes, exercem basicamente a Liderança Direta, aqueles que estão nos últimos níveis exercem, em muito maior proporção, a Liderança Indireta. Enquanto os primeiros lideram times, os últimos comandam “times de times”.

Se as crenças e os valores que forjam o caráter do líder permanecem imutáveis ao longo de todos os níveis da organização, as competências, certamente, não são as mesmas. A Liderança Direta exige ação para o atingimento de objetivos definidos. A Liderança Indireta exige a capacidade de inspirar líderes subordinados à ação para o atingimento de vários objetivos, diferentes e complementares, que, em conjunto, levarão a organização como um todo a alcançar suas metas.

Se, na Liderança Direta, as competências técnicas são fundamentais, na Indireta as habilidades político-estratégicas ganham destaque. Um tenente conhece todos os modernos sistemas de armas utilizados por seu pelotão. Um general cria visão de futuro, impulsiona as mudanças em direção dessa visão e alinha estratégias para que se chegue até lá.

Neste ponto, podemos retornar à pergunta do primeiro parágrafo. Líderes de diferentes níveis lideram da mesma forma? A resposta a essa pergunta é dada ao se verificar que tipo de liderança está sendo exercida naquele momento: direta ou indireta? Meditar sobre isso nos auxilia a entender melhor o fenômeno da Liderança.
(Colaboração de aluno da ECEME)

 

Se você sonha em ser membro do exército, o IBPM pode te ajudar a realizar seu sonho! Seu futuro depende das escolhas que você faz hoje! Escola certo, vem pro IBPM!

www.institutoibpm.com.br

.

.

.

Fonte: https://bit.ly/31JB980


Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Estamos nas redes Sociais

Central de Atendimento

Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 1145 - Bloco Concept Office - Sl. 905 - Jd. Armênia - Mogi das Cruzes - São Paulo.

Encontre-nos

Copyright © 2020 Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas

Militares ::  Todos os direitos reservados.