logo-ibpm01
home-Instituto-IBPM-logo-fundoescuro-05

Os  melhores conteúdos e dicas  para conseguir
seguir a carreira do seu SONHO.

Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

AS MISSÕES DE PAZ DO EXÉRCITO BRASILEIRO

25/02/2019

Tudo começou em 1947, quando o país integrou as forças internacionais de paz sob a égide da ONU no Oriente Médio, e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Caribe.

Desde então, o Exército Brasileiro tem uma tradição muito forte em missões de paz. Isso foi fortalecido ainda mais em 1956, quando militares brasileiros foram enviados à região dos Bálcãs, na Europa,.

O objetivo da missão de paz do Exército Brasileiro era cooperar com as autoridades regionais no problema dos refugiados, e monitorar a situação na fronteira entre a Grécia.

Entre os anos de 1950 e 1960, o Brasil também missões de paz sob o comando da ONU no Oriente Médio, e da Organização dos Estados Americanos (OEA) no Caribe.

Somente na 1ª Força de Emergência das Nações Unidas, que ocorreu  1957 e 1967, o Brasil enviou cerca de 6,3 mil homens,

Nas décadas seguintes, o país esteve presente em várias ações nas Américas, na Ásia e na África.

Em 1995, mais precisamente em setembro, com a instalação da campanha de manutenção da paz em Moçambique, o Exército Brasileiro enviou para Angola mais de mil homens, e uma companhia de engenharia e um posto de saúde.

Desde então, o Exército Brasileiro tem mantido tropas observadoras ou integrantes dos estados maiores em missões de paz. Atualmente as forças armadas do Brasil, que correspondem ao Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica estão presentes em nove missões de paz espalhadas pelo mundo.

Apenas na Ásia é que não há presença militar brasileira, mas até na Oceania há a presença de tropas de paz integrando contingentes da ONU.

HAITI, O MAIOR CONTINGENTE

missão de paz do Exército Brasileiro no Haiti começou em 2014, com o contingente maior com a presença de 1200 soldados divididos entre homens e mulheres, além do Batalhão da Infantaria e Companhia de Engenharia.

Além das missões humanitárias internacionais o exército conta com mais de 200 mil homens para garantir a segurança terrestre do país, por meio da vigilância de toda a fronteira brasileira com 10 países sul-americanos.

O Haiti sofreu um terremoto em 2010, ocasionando a morte de 220 mil pessoas, e levando o país a um verdadeiro colapso. Com a atuação do Exército Brasileiro no Haiti, a criminalidade no país diminuiu devido ao patrulhamento ostensivo realizado com a missão de paz.

Fora isso, o Exército Brasileiro também atividades de cooperação civil-militar, como ações de distribuição de água e de alimentos, atendimento de saúde, e cursos de socorrista comunitário.

Tudo isso fez com que um laço de amizade entre haitianos e brasileiros acontecesse no país, contribuindo assim para situações um pouco melhores diante daquele caos que foi instalado.

LÍBANO

 O Exército Brasileiro também participa desde 2011 da missão de paz no Líbano, sendo que a Marinha mantém um navio e uma aeronave orgânica na costa libanesa com o objetivo de impedir a entrada de armas ilegais e contrabandos no país.

DADOS IMPRESSIONAM

De 1948 a 2015, dados aponta, que o Brasil participou de 50 missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).

Isso representa 70% do total aprovado, sendo que o governo brasileiro autorizou e financiou o desdobramento de pouco mais de 46 mil profissionais militares para trabalhar com a ONU.

Desse total, cerca de 86% participaram de missões nos últimos 25 anos. Isso representa uma grande preocupação em apoiar as missões de paz por parte de governos mais recentes.

QUAIS SÃO AS MISSÕES DE PAZ QUE TEM A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL?

  • Haiti (Minustah)
  • Colombia (GP Mon Inter)
  • Saara Ocidental (Minurso)
  • Libéria (Unmil)
  • Costa do Marfim (Unoci)
  • Chipre (Unificyp)
  • Líbano (Unifil)
  • Sudão (Unimiss)
  • República Democrática do Congo (Monusco)

Quer ingressar na carreira militar? Conheça nossos cursos preparatórios
www.institutoibpm.com.br

 

Fonte: https://bit.ly/2VcIFVI


Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Estamos nas redes Sociais

:: Copyright © 2018 Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas Militares :: Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: W.Trinca Marketing Ágil