logo-ibpm01
home-Instituto-IBPM-logo-fundoescuro-05

Os  melhores conteúdos e dicas  para conseguir
seguir a carreira do seu SONHO.

Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

19 de novembro – Dia da Bandeira Brasileira

18/11/2019

 

Dia 19 de novembro foi o dia anualmente criado para comemorar o dia da nossa Bandeira Brasileira.

A nova Bandeira Brasileira foi criada dia 19 de novembro de 1889, após a proclamação da república, que é comemorado dia 15 de novembro, por tanto o dia da bandeira passou a ser comemorada somente após a proclamação.

Mas você sabe o porquê?

Essa data tem todo um contexto histórico que vale a pena conferir;

 

A proclamação da República foi um movimento feito pelo Exército Brasileiro, que, devido a um golpe destituiu o gabinete ministerial e obrigou a família real a sair do Brasil.

 

Desde de a Guerra do Paraguai, o Exército Brasileiro estava insatisfeito com a monarquia, os militares se sentiam desvalorizados pelo formato do governo da época, e exigiam melhorias, promoções de cargos e etc.

 

Os militares também estavam insatisfeitos com algumas medidas, como os proibir de manifestar sobre as opiniões políticas.

 

Como as devidas medidas não foram tomadas, o Exército decidiu conspirar contra a monarquia. Na semana do golpe que destituiu D. Pedro II, o marechal Deodoro da Fonseca foi convencido por pessoas próximas a aderir ao movimento contra o imperador.

 

E então no dia 15 de novembro, Deodoro liderou uma força que obrigou Visconde de Ouro Preto renunciar sua posição no gabinete.

E então ao fim do dia José do Patrocínio, vereador do Rio de Janeiro, proclamou a República.  O evento resultou na queda da monarquia, que foi substituída pelo formato de governo republicano.

 

Com a proclamação, foi necessário a substituição dos símbolos que remetessem à monarquia. E então no dia 19 de novembro, a nova Bandeira Nacional foi oficialmente apresentada.

 

Seu modelo básico como o losango amarelo em meio a um retângulo ver já fazia parte da bandeira do império. Com a Proclamação da República as transformações feitas foram:

 

  • O losango amarelo foi redimensionado.
  • O símbolo de Armas do Império foi substituído por uma esfera republicana da cor azul.
  • Na esfera, foi acrescentado um lema de orientação positivista, “Ordem e Progresso”, em letras verdes dentro de uma faixa branca.
  • Na esfera azul, foram adicionadas estrelas, que representam os estados brasileiros. A posição de cada estrela foi definida por lei e corresponde ao céu do Rio de Janeiro, observado no dia 15 de novembro de 1889 às 8:30h.
  • E a última modificação feita na bandeira brasileira aconteceu no dia 11 de maio de 1992, quando foram adicionadas novas estrelas, que correspondem aos estados do Amapá, Roraima, Rondônia e Tocantins.

 

 

As cores apresentadas na bandeira, são o verdeamareloazul e branco.

Entenda o significado das cores, na antiga e na nova Bandeira Brasileira.


E para finalizar, acompanhe algumas curiosidades sobre nossa Bandeira

 

  • A frase que consta na bandeira, “Ordem e Progresso”, foi inspirada em uma frase do positivista Augusto Comte. A frase era: “O amor por princípio e a ordem por base, o progresso por fim”.
  • Diferente do que muitos pensam, o Dia da Bandeira não é feriado
  • A legislação brasileira prevê que, no dia 19 de novembro, seja realizada uma cerimônia para incineração de bandeiras que estejam em más condições.
  • A Bandeira Nacional é considerada um símbolo nacional. Os outros três símbolos nacionais
    são: Hino Nacional, Armas Nacionais e Selo Nacional.
  • A Bandeira Nacional é hasteada de maneira permanente na Praça dos Três Poderes em Brasília. No primeiro domingo de cada mês, é realizada uma cerimônia de troca da bandeira.
  • Quando são hasteadas várias bandeiras juntas à Bandeira Nacional, esta é a primeira a subir e a última a descer do mastro.
  • As estrelas da bandeira correspondem a cada um dos estados brasileiros e ao Distrito Federal.
  • A única estrela que está acima da faixa branca corresponde ao estado do Pará.
  • A legislação brasileira proíbe que a Bandeira Nacional seja utilizada como roupagem.
  • O Hino à Bandeira foi criado por Olavo Bilac e apresentado em 1906.

 

Para mais informações e curiosidades acesse nosso site

https://institutoibpm.com.br/


Junte-se à milhares de alunos e receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis no seu e-mail!

Respeitamos sua privacidade, NUNCA enviamos spam!

Estamos nas redes Sociais

Central de Atendimento

Av. Vereador Narciso Yague Guimarães, 1145 - Bloco Concept Office - Sl. 905 - Jd. Armênia - Mogi das Cruzes - São Paulo.

Encontre-nos

Copyright © 2020 Instituto Brasileiro de Preparação às Escolas

Militares ::  Todos os direitos reservados.